Tecnologia na Pecuária Leiteira

A transformação digital atinge a nossa sociedade como um todo, incluindo o dia a dia no campo, e traz consigo inovações que permitem ao produtor rural planejar, monitorar e gerenciar suas atividades operacionais com maior acuidade e precisão.

A rotina rural entre sensores e softwares promove a facilidade de gerar dados valiosos para o produtor, que, bem organizados, têm o poder de agilizar as tomadas de decisões, agregando praticidade e facilitando a execução d
e tarefas, o que torna a

Novas tecnologias vêm consolidando gradativamente o importante papel do setor leiteiro no agronegócio nacional, com atuação em diferentes etapas da cadeia produtiva, indo muito além dos softwares de gestão da fazenda ou das biotecnologias da reprodução, o que proporciona um melhor desempenho e crescimento do setor lácteo como um todo.

Ordenha inteligente

Para a cadeia produtiva de leite, o foco se concentra na entrega de um produto final com maior qualidade, sendo a etapa de ordenha a menina dos olhos dos produtores. O avanço tecnológico trouxe para o setor inovações como a possibilidade de medir o fluxo de leite de cada animal por ordenha, mensurar o tempo de ordenha de cada animal e detectar sangue ou outras impurezas que possam interferir na qualidade do leite, entre outras tantas possibilidades.

Controle eficiente de mastite

Mais recentemente, as viabilidades de diagnóstico da mastite e identificação dos patógenos com a cultura bacteriana na fazenda têm contribuído para uma tomada de decisão estratégica, baseada em dados, para o controle da doença. O impacto positivo vem sendo sentido ao se observar uma importante redução do uso de antibióticos, o que diminui o descarte do leite e contribui para a manutenção do bem-estar animal.

Gestão 360º

Softwares de gestão ajudam a gerenciar e comparar os índices produtivos do rebanho em diferentes momentos e com rebanhos de outras fazendas. Com as informações ideais agrupadas, a tomada de decisão é mais assertiva, o que resulta em um maior controle das atividades da fazenda e maior lucratividade para o produtor.

Pensando na fazenda leiteira como um todo, os avanços tecnológicos no manejo dos animais, que favorecem sua sanidade e bem-estar, também auxiliam para que os índices produtivos melhorem e que os animais se sintam capazes de expressar todo o seu potencial genético, entregando o seu melhor ao pecuarista.

Evolução tecnológica da fazenda é caminho sem volta

Estudos da Embrapa Gado de Leite demonstram que a incorporação contínua de novas tecnologias na pecuária leiteira vem refletindo na maior eficiência do setor, aumentando significativamente dados como a produção de litros de leite por hectare e a média de produção de litros por dia. Mostram também que o custo de produção vem caindo, o que aumenta a rentabilidade da atividade.

Embora exista a necessidade de um investimento inicial, a evolução tecnológica e digitalização da pecuária leiteira promove um maior controle sobre qualidade e segurança do leite, redução na ocorrência de falhas e maior agilidade em identificar e corrigir elas, melhora na produtividade da fazenda e um aumento do faturamento a médio e longo prazos.

Sobre a OnFarm:

A OnFarm traz uma solução simples, inovadora e única, que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica. Conhecer o agente de forma rápida é indispensável para o sucesso de qualquer programa de controle da mastite. A tecnologia acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas. O produtor em primeiro lugar, sempre. Para mais informações acesse: https://onfarm.com.br/ ou entre em contato no WhatsApp (19) 97144-1818 ou e-mail: contato@onfarm.com.br | Acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp