Setembro Branco: Todos juntos pelo uso racional de antibióticos

A resistência bacteriana é uma das maiores preocupações globais. Na pecuária leiteira é crescente o debate sobre a importância da conscientização sobre o uso racional de antibióticos.

O uso indiscriminado de antimicrobianos tende a influenciar na geração ou seleção de patógenos resistentes, sendo que a resistência bacteriana é um desafio presente no campo. As infecções que envolvem microrganismos resistentes têm menor chance de cura, o que gera prejuízos econômicos ao produtor.

Além disso, de acordo com o conceito de Saúde Única (One Health) humanos, animais e ambiente estão interligados, desta forma o desenvolvimento de cepas resistentes podem impactar essa tríade, sendo uma ameaça para a saúde e bem-estar dos animais, bem como para a medicina mundial.

Estudos indicam que a alta prevalência de bactérias resistentes no campo está associada ao uso excessivo de antibióticos. No caso da pecuária leiteira, a mastite é a principal doença que utiliza a terapêutica como alternativa para conter os avanços da patologia no rebanho.

A identificação do agente causador da mastite reduz, em média, 50% do uso da antibioticoterapia nas vacas com a doença. Além disso, o uso racional do medicamento contribui para evitar o descarte do leite dos animais tratados, impede a contaminação do tanque com resíduos e também permite evitar o surgimento da resistência aos antibióticos.

Para estimular a conscientização sobre o tema foi criado o Setembro Branco. A iniciativa da OnFarm celebra o uso racional de antibióticos, bandeira que é levantada pela startup e que tem trazido resultados expressivos para a pecuária nacional, reduzindo cerca de 50% do uso do fármaco e evitando em 2021 o descarte de 7 milhões de litros de leite.

A iniciativa visa promover o debate sobre a importância de evitar o uso indiscriminado dos antimicrobianos, se atendo ao uso racional, ou seja, apenas quando se faz necessário, utilizando o princípio ativo mais adequado para cada situação, com dose e frequência corretas.

O uso prudente da terapêutica contribui para manutenção do bem-estar animal, evita o descarte de leite por alteração e/ou presença de resíduos após tratamento, gera economia aos produtores e permite que os princípios ativos antimicrobianos disponíveis continuem eficazes.

Além de fomentar o debate sobre a importância do uso consciente de antibióticos, a campanha Setembro Branco, reúne benefícios exclusivos para os OnFarmers, cerca de 2 mil produtores que fazem parte da comunidade de clientes que utilizam o sistema de cultura na fazenda. Os produtores têm 20% de cashback na compra dos produtos de empresas parceiras, como DSM, Elanco,,,, Ideagri, Hipra, J.A. Saúde Animal e Ourofino, que sejam elegíveis para a campanha, entre os dias 1 e 30 de setembro.

O setembro branco é realizado em parceria com outros pares da cadeia produtiva do
leite que buscam fomentar a construção de uma pecuária mais sustentável, com foco na manutenção do bem-estar animal e no uso consciente de antibióticos.

Para conhecer mais sobre a campanha e conferir os produtos participantes acesse: Setembro Branco

 

Sobre a OnFarm:

A OnFarm traz uma solução simples, inovadora e única, que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica. Conhecer o agente de forma rápida é indispensável para o sucesso de qualquer programa de controle da mastite. A tecnologia acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas. O produtor em primeiro lugar, sempre. Para mais informações acesse: https://onfarm.com.br/ ou entre em contato no WhatsApp (19) 97144-1818 ou e-mail: contato@onfarm.com.br | Acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp