Como identificar as principais doenças que afetam as bezerras?

Nova solução da OnFarm permite identificar as principais patologias que afetam os jovens animais, antes mesmo do agravamento do quadro, com análise de sangue realizada dentro da fazenda com resultado rápido e eficiente

Com  a extensão territorial brasileira e suas características tropicais e subtropicais, alguns desafios sanitários são mais comuns para os produtores leiteiros e acendem o alerta para a sua prevenção e monitoramento, especialmente  na etapa de criação de bezerras.

Quando falamos de anemia sabemos que ela raramente é uma doença primária, sendo apenas um sintoma de alguma carência nutricional, infecção por parasitas, agentes virais ou bacterianos ou até mesmo intoxicações. Bezerras anêmicas sofrem com redução da imunidade e uma distribuição inadequada de oxigênio e nutrientes para todo o organismo, resultando em animais mais fracos e de desenvolvimento lento.

A presença de anemia no rebanho indica que algum desafio está presente no ambiente, como por exemplo, a coccidiose uma das principais doenças do trato gastrointestinal dos bovinos, especialmente dos jovens animais,  que interfere diretamente no ganho de peso e na absorção adequada dos nutrientes devido ao comprometimento da mucosa intestinal na bezerra. Como consequência é comum observar impactos no bem-estar e no desenvolvimento do animal.

A concentração de hemoglobina e/ou hematócrito abaixo dos valores normais de referência também pode ser indicativo da tripanossomose, doença causada pelo protozoário Trypanosoma vivax. Os animais afetados apresentam alterações  nos exames de sangue, como a diminuição intensa no hematócrito e é possível observar perda progressiva de peso, fraqueza, infecções como conjuntivite. De acordo com a evolução do quadro, a patologia pode ocasionar a perda do animal.

Por fim, a tristeza parasitária bovina, conjunto de doenças que inclui a babesiose e a anaplasmose, é outra patologia que tem a anemia como um de seus principais sintomas e que pode estar associada associada a perda de peso progressiva, baixo desempenho produtivo do animal e queda na imunidade.

Apesar de afetar também as vacas, os efeitos mais devastadores dessas quatro doenças ocorrem sobre as bezerras, que quando sobrevivem apresentam atraso no desenvolvimento e baixa produtividade.

Para evitar os prejuízos causados pela anemia, é preciso identificá-la de forma proativa.. Por isso, a OnFarm, que tem como propósito contribuir para uma cadeia produtiva mais sustentável levando informação para dentro das propriedades e permitindo uma tomada de decisão baseada em dados, está trazendo para o mercado brasileiro uma nova solução: o HemoTest.

O HemoTest é um dispositivo portátil, de fácil utilização e manuseio. O aparelho permite a realização da análise de amostras de sangue recém coletadas na fazenda, sem a necessidade de envio para laboratórios. Após a obtenção da amostra de sangue, em menos de um minuto já é possível obter o resultado.

O aparelho foi desenvolvido visando se tornar um parceiro dos produtores e médicos veterinários permitindo o controle de doenças na fazenda e contribuindo para a manutenção do bem-estar animal das bezerras.

Com o HemoTest é possível identificar a presença de anemia e, consequentemente, das doenças associadas a esse sintoma, permitindo a implementação de programas de tratamento e prevenção antes do agravamento do quadro.

Para utilizar o aparelho basta realizar a coleta de sangue da bezerra, que pode ser feita através de uma agulha na veia jugular ou caudal, e o HemoTest irá informar em seu painel digital a concentração de hemoglobina e estimativa do hematócrito no sangue do animal.

Uma nova solução que promete facilitar a rotina de criação de bezerras trazendo mais agilidade e eficiência para identificação de patologias no rebanho.

 

 

Sobre a OnFarm:

A OnFarm tem como propósito trazer para o setor leiteiro soluções únicas e inovadoras que promovem o bem-estar e a saúde animal estimulando a construção de um sistema produtivo leiteiro mais sustentável. A startup acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas. O produtor em primeiro lugar, sempre. Para mais informações acesse: https://onfarm.com.br/ ou entre em contato no WhatsApp (19) 97144-1818 ou e-mail: contato@onfarm.com.br | Acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp