Formando profissionais para a pecuária do futuro

Provavelmente você já se deliciou com o DOCE DE LEITE VIÇOSA, considerado o melhor doce de leite do Brasil por vários anos. Ele é produzido a partir do leite produzido pela própria fazenda da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que hoje produz 1.300 litros dia, num sistema de free stall e com produção média por vaca de 32 kg/dia. Mas e a qualidade o leite? Para se produzir um produto de reputação internacional, a qualidade é premissa básica do sistema de produção: CCS< 200 mil e CBT < 5 mil.

 

A fazenda da UFV fica sob a gestão da Família do Leite, um dos maiores projetos de extensão universitária do Brasil, com foco em treinamento e capacitação de estudantes, bem como atendimento técnico a produtores de leite familiares. Hoje participam do projeto cerca de 90 estudantes e atendidos 27 produtores da região. Segundo Polyana Rotta, coordenadora do projeto, o objetivo é a formação teórico-prática de futuros profissionais com foco numa pecuária de leite mais sustentável.

Como uma unidade de produção de referência, a fazenda está constantemente em busca de novas tecnologias. Uma delas foi o sistema de cultura na fazenda da OnFam, em operação há mais de 8 meses. “Conhecemos a OnFarm durante o IDEAS FOR MILK 2018 e logo em seguida já fiz contato para a contratação. O objetivo foi o de economia, seja no menor uso de antibióticos, como no menor descarte de leite. Nesse período já economizamos cerca de R$ 20.000,00 com a ferramenta, e que custou apenas R$ 3.600,00 durante os 8 meses”, comenta Polyana. Além disso, a coordenadora ainda reforça outros ganhos, em especial com o menor uso de leite descarte (com antibiótico) para amamentação das bezerras.

E por fim, destaca: “Entendo que, como educadora, cumpro também o meu propósito de preparar os futuros profissionais que o mercado tanto precisa”.